Livro Cotidiano

Livro Cotidiano
Clique para ver índice do livro

Por que os ciclistas precisam fazer força para andar com velocidade constante?

    Por que os ciclistas precisam fazer força para andar com velocidade constante?

    Há uma lei da Física, a segunda lei de Newton, que diz que a força é proporcional à aceleração: F=m•a. Então, se estamos em uma bicicleta, andando no plano a velocidade constante, e, portanto, com aceleração nula, por que precisamos fazer força contra os pedais?
Isso – a necessidade de se precisar fazer força para manter a velocidade constante – não é contraditória com aquela lei da Física? Afinal, se a aceleração é nula, então a força não deveria também ser nula?
    Parece uma contradição, mas não é. O problema (ou melhor, a solução para a aparente contradição) é que há duas coisas que “seguram” a bicicleta. Uma delas é a resistência do ar que estamos atravessando. Embora o ar pareça uma coisa irrelevante, etérea, quando o atravessamos precisamos “empurrá lo” da nossa frente, com a barriga, o peito, as pernas etc. E essa força é tão maior quanto maior for a velocidade com que atravessamos o ar. Quando estamos andando lentamente, nem sentimos a presença do ar; mas se estamos pedalando a uma velocidade alta, podemos sentir o ar nos “segurando”.
============================================================
Se você se interessa pela física do dia-a-dia, clique aqui 
para ver o índice do livro Um Pouco da Física do Cotidiano

============================================================
    O outro efeito é um tipo de atrito que acontece quando um objeto rola sobre um plano e as rodas da bicicleta rolam sobre o chão. Na medida em que as rodas giram, a parte dos pneus que estão encostadas no chão são deformadas e para deformá las gasta-se energia. Quando essas partes deformadas dos pneus desencostam do chão, voltando à forma original, não devolvem a energia que foi gasta para deformá las. Esse tipo de atrito é chamado de atrito de rolamento.
Por causa dessas duas coisas, a resistência do ar e o atrito de rolamento, a bicicleta perde velocidade se não houver uma força que a empurre para frente.

Para ver um livro sobre física e esportes, clique aqui

    Quando estamos devagar, o efeito principal é o atrito de rolamento. Para uma bicicleta comum, esse atrito corresponde a uma força da ordem de 5 N, ou cerca de 0,5 quilograma força, uma força que é igual ao peso de uma coisa de meio quilograma. (Essa força depende da pressão e do tamanho e tipo dos pneus; o valor usado é um valor típico para que tenhamos uma ideia de sua intensidade.) Para manter a velocidade constante é necessário que a roda da bicicleta faça uma força de 5 N contra o chão, empurrando o para trás, e o chão faça uma força de 5 N, empurrando a bicicleta para frente. E a origem dessa força é a força que o ciclista faz sobre o pedal.
    A velocidades maiores do que 10 km/h ou 20 km/h, a força resistiva é dominada pela resistência do ar. A tabela mostra valores aproximados.  (A velocidade na qual a resistência do ar se torna maior do que o a força de atrito de rolamento depende do tipo de pneu, de sua pressão e se estamos curvados como os atletas nas provas de ciclismo ou com o corpo ereto, como costumamos pedalar quando precisamos prestar atenção no que acontece ao nosso redor.)

Valores aproximados da força que a roda da bicicleta precisa fazer, empurrando o chão para trás, para manter a velocidade constante. Força média nos pedais, feita pelo ciclista, supondo que quando a bicicleta percorre uma certa distância o pedal impulsionado pelo ciclista se desloca a metade daquela distância.
                                             1 km/h    2 km/h    5 km/h      10 km/h    20 km/h     50 km/h
Força de arrasto                    --           --            1 N             2 N            9 N            56 N
Força de atrito                     5 N       5 N            5 N            5 N            5 N             5 N
Força total na roda             5 N       5 N            6 N            7 N           14 N           61 N
Força média no pedal      10 N       10 N         12 N            14 N         28 N        122 N


    E qual a força feita pelo ciclista?

    O pneu traseiro da bicicleta empurra o chão para trás e o chão empurra a bicicleta para frente. E o agente que responsável por essa força é o ciclista, claro. A intensidade da força que o ciclista precisa fazer nos pedais depende da relação entre a distância percorrida pela bicicleta e a distância que o pedal se deslocou. Por exemplo, se quando o pedal se desloca, em suas voltas, de uma certa distância e bicicleta se desloca do dobro dessa distância, então a força que o ciclista deve fazer é duas vezes maior do que a força que a roda faz empurrando o chão para trás.




















5 comentários:

  1. show! mas o peso do ciclista foi ignorado. Ele também influencia na força que sera exercida do pedal... queria saber sobre esse calculo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem observado! O peso do ciclista é importante. Acho que o principal fator é no atrito de rolamento que, por simplicidade, foi suposto constante neste post. O atrito de rolamento é tão maior quanto maior for o peso do ciclista.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir