Livro Cotidiano

Livro Cotidiano
Clique para ver índice do livro

Sobre este blog


Este blog tem como objetivo motivar pessoas interessadas pelos esportes a verem as ciências de uma forma diferente e pessoas interessadas pelas ciências a verem os esportes com outros olhos. Para isso, são examinadas algumas atividades esportivas – ou recreativas ou mesmo coisas comuns no nosso dia-a-dia – com os olhos das ciências. O nível da abordagem é condizente com o conteúdo do ensino médio, eventualmente exigindo alguma maturidade ou paciência do leitor.

Alguns dos temas abordados neste blog foram explorados, também, em vários artigos publicados em revistas, tanto aquelas voltadas para um público amplo (Scientific American Brasil, Aula Aberta, IstoÉ2016 e  Aventura e Ação) como as que são destinadas a professores e estudantes de Física (Revista Brasileira de Ensino de Física, o American Journal of Physics, Physics Teacher e o European Journal of Physics). Alguns dos temas foram também explorados em cursos de extensão universitária no Instituto de Física da USP e em seminários apresentados em diversos locais.

Em geral, os temas foram discutidos com muitos estudantes de graduação e pós-graduação e com professores e pesquisadores do Instituto de Física da USP e de outras universidades públicas de São Paulo. Por causa do “muitos”, não vou listá-los aqui. Entretanto, como é usual, qualquer falha, erro ou imprecisão é de minha responsabilidade.

Se você tiver sugestões e, principalmente, identificar imprecisões ou erros, por favor, envie um e mail para ciencolim@gmail.com ou faça um comentário no espaço destinado para isso.