Livro Cotidiano

Livro Cotidiano
Clique para ver índice do livro

Índice comentado

O acaso nos esportes - o resultado de um jogo depende de estratégias, jogadores etc., mas também do acaso.

O salto de Felix Baumgartner - velocidade de queda do austríaco que saltou dos 39 mil metros de altura
 
Devagar se vai ao longe - A velocidade que um ou uma atleta consegue manter é tão menor quanto maior for a distância que tiver que correr.. 

Corra mais rápido para saltar mais alto - Como a velocidade da corrida pode alterar a altura saltada e quão mais rápido nossa atleta Fabiana Murer deve correr para atingir o recorde mundial.

Como um barco a vela pode andar mais rápido do que o vento? - Barcosa a vela podem andar mais rápido que o vente. E isso acontece não quando o vento está de popa, mas quando está soprando lateralmente

Os jogos pan-americanos e as políticas esportivas - Como podemos analisar a importância que os esportes têm nos vários países?

Balanço: brincar também é esporte. Um balanço é basicamente um pêndulo. E conseguimos analisar sua segurança - desde que usado corretamente, claro - analisando as forças que devem atuar sobre a criança e o banqunho.

Por que as ondas crescem quando se aproximam das praias? Apresenta os principais fatos que fazem com que as ondas cresçam ao se aproximarem das praias.

Arremessos de coisas: como jogar uma coisa bem longe - Como a distância de alguma coisa lançada depende da velocidade, do ângulo de lançamento, da resistência do ar e da nossa capacidade de fazer força em diferentes direções.

Por que os ciclistas precisam fazer força para andar com velocidade constante? -  "Arrastar" o ar na nossa frente e fazer os pneus da bicicleta rolarem sobre o chão consomem energia.

Saltos em altura e distância - Quais são os principais ingredientes usados pelos e pelas atletas nos saltos em altura e distância?

Por onde sai (quase) tudo aquilo que comemos? - Diariamente, ingerimos cerca de meio quilograma de alimentos energéticos, basicamente formado por átomos de carbono, oxigênio e hidrogênio. Por onde isso tudo sai?

Paraquedas - Com que velocidade um paraquedista chega no chão? Como e com que intensidade o ar "segura" a queda?

Quão intensa é a força que conseguimos fazer com nossos músculos? - A força que conseguimos fazer depende da área do músculo que usamos. E, também, da velocidade com que contraímos o músculo.

Podemos produzir a energia que usamos em casa? – Será que, usando nossos músculos, poderíamos produzir a energia elétrica que usamos no nosso dia-a-dia para acender lâmpadas, esuqnetar a água do chuveiro etc.?

Refresque-se - Nosso organismo produz energia e isso tende a aquecer nosso corpo. Como nosso corpo não pode se aquecer além de um certo valor, cerca de 37 graus celsius, precisamos refrigerá-lo.

Marcha atlética: por que rebolar? – O que faz com que atletas que se dedicam à marcha atlética façam aquele movimento típico de rebolar?

Qual a força de um soco? – O conceito de força nem sempre é suficiente para avaliar as consequências de um impacto, como um soco. O tempo de atuação da força também conta.

Corridas de animais – Por que todos os animais de um mesmo tipo (por exemplo, mamíferos) correm a velocidades aproximadamente iguais, embora sejam muito diferentes?

Sobre saltos – Detalhes dos saltos em altura e distância permitem que se entenda dependem de alguns fatores que limitam nossa capacidade física.

Uma péssima idéia: Competição internacional de barridas na água – Algumas pessoas se dedicam a atividades muito estranhas, como saltar de barriga na água. Se o tempo de interação da barriga com a água é grande (o tempo que o corpo demora até parar), a força pode ser pequena e não causar grandes estragos. Mas se o tempo é curto, a força é intensa.

Tem uma vela acesa dentro da barriga de cada um de nós – A energia química que consumimos, sob a forma de alimento, produz energia dentro de nosso corpo e nos aquece. Precisamos desse aquecimento para sobreviver, mas precisamos, também, nos livrar da energia térmica para manter a temperatura de nosso corpo estável.

O que nos limita? – Quando exercemos alguma atividade física, como subir escadas, correr etc., fazemos duas coisa: força e trabalho. Ambas podem limitar nosso desempenho.

Suaves batidas – Quando usamos um instrumento para bater em alguma coisa, devemos escolher os locais do impacto e de onde seguramos. Se não for feita uma escolha adequada, sentimos, na mão que segura a instrumento, algum desconforto, uma espécie de tranco.

É bom suar – É bom suar em todos os sentidos: é agradável fazer alguma atividade física e precisamos suar para manter o equilíbrio térmico do nosso corpo.

Uma corrida entre atletas, aviões e carros – Qual desses três ganha a corrida? O avião, que pode atingir velocidades próximas a mil quilômetros por hora? Não necessariamente: depende da distância.

Perfil físico dos atletas – Diferentes tipos de músculos têm diferentes características: alguns são bons para atividades intensas e de curta duração; outros, conseguem trabalhar por mais tempo mas produzindo uma potência menor.

Os 100 m rasos – Em uma corrida de cem metros rasos, o atleta exerce força e produz potência mecânica. A aceleração no início da corrida pode ser muito alta, da ordem de 10 m/s^2, aceleração que pouquíssimos carros, mesmo os mais exagerados, conseguem.

Saltos ornamentais – Quanto tempo demora para que alguém que salta de uma plataforma de 10 metros de altura atinja a água? E qual a força que é aplicada no corpo do atleta quando ele atinge a água?

Energia no seu dia a dia – Quando fazemos atividades físicas pesadas, como ocorre nos trabalhos no campo, em atividades esportivas etc., produzimos energia mecânica (subindo montanhas, cavando buracos, serrando madeira...). E para isso, consumimos a energia química de nossos alimentos. E quanto mais energia mecânica produzimos, mais comida precisamos.

Saltos com vara – Nos saltos com vara, a energia cinética acumulada na corrida é transformada em energia potência da vara (quando ela é entortada), que é transformada em energia cinética lançando o atleta para cima e, finalmente, transformada em energia potencial, na medida em que o atleta ganha altura.

Barrigadas na água – Quando mergulhamos de forma errada, damos uma barrigada na água. A dor que sentimos é resultado da força relativamente intensa que a água faz na nossa barriga, desacelerando nosso corpo.

Corridas – As velocidades médias dos atletas nas diferentes corridas são diferentes. Podemos manter uma velocidade relativamente alta em corridas curtas; mas em corridas longas, nossa velocidade, se queremos chegar até o fim, deve ser menor que a que conseguimos manter em corridas curtas.

Bolas de futebol fazem curvas no ar? – Sim, para desespero dos goleiros e para a beleza do futebol. Essa curvas são bastante complexas e dependem de fenômenos físicos complicados.