Livro Cotidiano

Livro Cotidiano
Clique para ver índice do livro

Por que os atletas do salto em distância não saltam a 45 graus para ir mais longe?

Publicado originalmente em The Conversation, 22/8/2024

 https://theconversation.com/por-que-os-atletas-do-salto-em-distancia-nao-saltam-a-45-graus-para-ir-mais-longe-237171


As Olimpíadas de Paris acabaram, mas a curiosidade sobre as provas continua. Uma delas envolve o salto em distância. Aprendemos no ensino médio que se você quiser jogar uma coisa bem longe - uma pedra, por exemplo - deve lançá-la em uma direção inclinada, formando um ângulo de aproximadamente 45 graus com o chão.

Os 100 m rasos

A expressão "o homem mais rápido do mundo"  é reservada para o recordista dos 100 metros rasos. Quão rápido é esse homem mais rápido do mundo?

Como um barco a vela pode andar contra o vento e mesmo mais rápido do que o vento?

    Um veleiro pode andar mais rápido do que o vento! Como pode ser isso? Para entender, precisamos, primeiro, ver como um barco à vela é impulsionado.

Por que os ciclistas precisam fazer força para andar com velocidade constante?

    Por que os ciclistas precisam fazer força para andar com velocidade constante?

    Há uma lei da Física, a segunda lei de Newton, que diz que a força é proporcional à aceleração: F=m•a. Então, se estamos em uma bicicleta, andando no plano a velocidade constante, e, portanto, com aceleração nula, por que precisamos fazer força contra os pedais?

Marcha atlética: por que rebolar?

A marcha atlética é um esporte no qual o atleta deve andar o mais rapidamente possível, mas sem correr. E a diferença entre andar e correr é muito simples. Quando andamos, mantemos pelo menos um pé em contacto com o solo durante todo o tempo, ou seja, só tiramos um pé do chão depois que o outro já está encostado no solo. Quando corremos, uma parte do tempo estamos com os dois pés “no ar”, sem contacto com o solo. Assim, a regra básica da marcha atlética é manter pelo menos um dos pés em contacto com o solo todo o tempo; quem não fizer isso será desclassificado. (Você encontrará, facilmente, vários vídeos de marcha atlética na Internet.)

Balanço: brincar também é esporte

    Bom, embora este blog seja sobre ciências e esportes, vamos discutir um balanço de parque infantil. Afinal, brincar também é esporte ... ou esporte também é brincar?
Os balanços de parques infantis, delícias das crianças, são muitas vezes motivos para desesperos dos adultos. Mas, serão eles perigosos? Ou melhor, há risco de escorregar se a criança fica sentada no banquinho?