A expressão "o homem mais rápido do mundo" é reservada para o recordista dos 100 metros rasos. Quão rápido é esse homem mais rápido do mundo?
Para ver um livro sobre física e esportes, clique aqui
Uma das provas de atletismo mais conhecidas é a corrida de 100 m. O atual recorde mundial, de 9,58 s, foi batido pelo atleta jamaicano Usain Bolt em 2009, durante o Campeonato Internacional de Atletismo de Berlin. A velocidade média nessa corrida foi de 10,4 m/s (ou cerca de 38 km/h).
Nesse tipo de competição, a velocidade do atleta varia muito. No início, o atleta está (obviamente) parado. Ao iniciar a prova, ele acelera até atingir uma velocidade máxima superior a 12 m/s (cerca de 44 km/h). Alguns atletas conseguem manter a velocidade máxima até o final da prova. Outros, entretanto, perdem um pouco da velocidade depois de alguns segundos, e a terminam com uma velocidade ligeiramente inferior à máxima.
============================================================
Se você se interessa pela física do dia-a-dia, clique aqui
para ver o índice do livro Um Pouco da Física do Cotidiano
============================================================
O gráfico abaixo mostra a velocidade em função do tempo do atleta jamaicano Usain Bolt, na competição em que ele bateu o recorde mundial. A velocidade máxima foi atingida cerca de 6 s após o início da prova. Depois disso, o atleta começou a perder velocidade, terminando a prova com “apenas” 11,7 m/s.
Até os 6 s, quando o atleta atingiu a velocidade máxima, a aceleração foi positiva, ou seja, a velocidade era crescente. No sexto segundo de corrida a aceleração se anulou e, a partir daí, é ligeiramente negativa: o atleta começou a perde velocidade, ainda que sutilmente.
A taxa de variação da velocidade com o tempo, a aceleração, pode ser percebida no gráfico pela inclinação da curva que representa a velocidade ao longo do tempo. No caso do recorde mundial de Usain Bolt, a aceleração máxima, que ocorreu no início da prova, chegou a 10 metros por segundo ao quadrado.
Usando as equações básicas da dinâmica, podemos ver que para conseguir essa aceleração o atleta deve fazer uma força média horizontal aproximadamente igual ao seu peso.
Mas se o atleta consegue fazer uma força para acelerar seu corpo igual ao seu peso, por que ele não continua fazendo isso até o final da prova? A resposta para isso está no fato que não é só a força que limita o desempenho de um atleta, mas, também, a potência que ele produz. Por exemplo, acelerar uma massa da ordem de 80 kg a 10 metros por segundo ao quadrado, quando a velocidade é de aproximadamente 5 m/s, implica em produzir uma potência mecânica da ordem de quatro quilowatts (a potência mecânica é igual ao produto da força pela velocidade), o que é muito, mesmo para superatletas, fortes e bem treinados.
Conclusão: um atleta consegue fazer uma força muito intensa para acelerar seu corpo enquanto a velocidade é baixa; quando a velocidade cresce, a força máxima que o atleta consegue fazer diminui.
Esse é um fenomeno.
ResponderExcluirQUANTOS METROS O ATLETA PERCORRE ATÉ ALCANÇAR A VELOCIDADE MÁXIMA?
ResponderExcluirAlguns atletas atingem a velocidade máxima próximo dos 40 m ou 50 m, cerca de 5 segundos depois da largada, perdendo velocidade depois disso. Carl Lewis, em 1988, por exemplo, atingiu a velocidade de cerca de 11 m/s no meio da prova, perdendo, a partir desse ponto e até o final cerca de 0,5 m/s.
ExcluirUsain Bolt, em 2009, atingiu a velocidade máxima um pouco depois dos 80 m, perto dos 9 segundos, mas quase não perdeu velocidade depois disso.
Estes dois artigos, American Journal of Physics 78 (3), pág. 307, Março 2010 e Máquina Humana, Edição especial da Scientific American Brasil, Ed. 49 pág. 53, 2012, escritos em coautoria com M. T. Yamashita, abordam esse tema.
bolt atingiu mais de 43 km/h, ele atingiu 44,7 km/h. Os outros corredores malmente chega nos 40 km/h, ou seja uma diferença imensa entre ele e os terráqueos kkk, já que ele é de outro planeta.
ResponderExcluirVc tem certeza? Fez o calculo?
ExcluirVeja este artigo "The force, power, and energy of the 100 meter sprint ": https://pubs.aip.org/aapt/ajp/article-abstract/78/3/307/1058285/The-force-power-and-energy-of-the-100-meter-sprint?redirectedFrom=fulltext
ExcluirMuito bom!!
ResponderExcluirMuito legal vou levar essas informações para estudos dos meus alunos do 9 ano
ResponderExcluirPoderiam me mostrar a conta da velocidade média? como foi calculada?
ResponderExcluirDesde já agradeço
A distância percorrida é de 100 m. Como o tempo foi de 9,58 s, a velocidade média é 100 m/9,58 s = 10,4 m/s
ResponderExcluirComo calculamos a velocidade de um atleta na corrida dos 100 metros rasos do atletismo
ResponderExcluirVelocidade é distância dividida pelo tempo gasto para percorrê-la. Nas provas, pode haver equipamentos que seguem a posição dos atletas e indicam a velocidade ao longo do percurso.
Excluir